terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Recebemos e... publicamos.



À POPULAÇÃO DA MARINHA GRANDE


A manutenção do SAP 24 h, na Marinha Grande, cuja data de encerramento estava prevista para 01 de Outubro de 2007, só se ficou a dever à mobilização da sua população.
Com efeito, desde Abril e em momentos sucessivos, que passaram por Assembleias da população, Concentrações/Manifestações, recolha e entrega, no Ministério da Saúde, de um abaixo-assinado com mais de 6.000 assinaturas, pedidos de audiência à Administração Regional e Sub-Regional de Saúde, a população da Marinha Grande expressou claramente a sua vontade de manter o Serviço de Urgência 24 h.
Ao mesmo tempo, aquilo que os responsáveis da Saúde, a nível central, regional e sub-regional sempre afirmaram à Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 h da Marinha Grande, foi de que os SAP não faziam parte dos planos de saúde deste Governo, mas também que não haveria qualquer modificação no funcionamento deste Serviço de Urgência, sem que esta Comissão de Utentes e a Câmara Municipal fossem ouvidas.
A população da Mª Grande, como o conjunto da população portuguesa, tem assistido, nos últimos dias, às tentativas de encerramento de diversos serviços de urgência, em vários pontos do país e à resistência encarniçada das populações contra as mesmas.
A expressão desta resistência é, nomeadamente, a mobilização da população da Anadia, em torno da manutenção do SAP do seu hospital local. Tomámos conhecimento, através do "Diário de Coimbra", das declarações do Movimento de Cidadãos "Unidos pela Saúde". O seu porta-voz, contestando o encerramento da urgência do hospital da Anadia, aludiu "à possível criação de um movimento nacional em defesa dos serviços de saúde, desde urgências, a maternidades e serviços de atendimento permanente.
Apesar de cada caso ter as suas especificidades, e de não ser fácil mobilizar tanta gente, estamos a estabelecer contactos para organizar um Movimento Nacional, que reflicta a preocupação das pessoas com o que se está a passar com a saúde, em Portugal. O objectivo será organizar uma marcha sobre Lisboa, em direcção à Assembleia da República", concluiu.
A Comissão de Utentes da Mª Grande, em Defesa do SAP 24 H, não pode deixar de subscrever este apelo da população da Anadia.
A manutenção definitiva do SAP 24 h da Mª Grande, como de todos os outros serviços de urgência no país e a melhoria do funcionamento dos Centros de Saúde, só pode ser conseguida através de uma mobilização nacional, de Norte a Sul do País.
Neste sentido, esta Comissão toma a decisão de entrar em contacto com todos os movimentos locais, nomeadamente o Movimento Unidos pela Saúde, da Anadia, Comissões e Organismos em Defesa dos Serviços de Saúde, com vista a organizar um Movimento Nacional pela Manutenção dos SAP e dos Serviços de Saúde ameaçados de encerramento.
A Comissão de Utentes do S.A.P. 24 H Marinha Grande

Sem comentários: